..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Câmara de Rio Branco aprova ampliação de cargos comissionados mesmo com parecer contrário da Procuradoria do parlamento mirim

Câmara de Rio Branco aprova ampliação de cargos comissionados mesmo com parecer contrário da Procuradoria do parlamento mirim

A Câmara Municipal de Rio Branco aprovou, na tarde desta quinta-feira, 20, por 13 votos a favor e 4 contra, o Projeto de Lei Complementar (PLC) do Executivo Municipal, que amplia o número de cargos comissionados na administração pública. A decisão foi tomada apesar do parecer contrário da Procuradoria da Câmara, que apontou possíveis irregularidades na proposta.

Os únicos vereadores que votaram contra o projeto foram André Kamai (PT), Eber Machado (MDB), Neném Almeida (MDB) e Zé Lopes (Republicanos).

WhatsApp_Image_2025-03-20_at_16.01.54.jpeg

O projeto foi enviado pelo Executivo ao Legislativo na última terça-feira, 18, e gerou intensos debates entre a base governista e a oposição. Segundo o articulador político da prefeitura, Jonathan Santiago, a medida não aumentará os gastos da administração municipal, pois o limite de R$ 4,2 milhões mensais com despesas de pessoal será mantido.

A aprovação do PLC ocorre em meio a discussões sobre a legalidade da proposta e o impacto na gestão pública, com parte dos vereadores argumentando que o projeto compromete a transparência na criação e ocupação dos cargos comissionados.