A Câmara Municipal de Rio Branco aprovou por unanimidade durante a sessão online desta quarta-feira (29) o Projeto de Lei Complementar de autoria da prefeitura que dispõe sobre a abertura de crédito adicional extraordinário no valor de R$ 3 milhões em favor das secretarias municipais de Saúde, Educação e de Assistência Social e Diretos Humanos.
Na redação do projeto, a prefeitura informou que "o referido crédito tem por objetivo recepcionar no orçamento municipal as transferências fundo a fundo, bem como permitir a disponibilização de recursos próprios para as ações emergenciais de saúde, assistência social e educação, no combate à covid-19."
Apesar da aprovação, alguns vereadores reclamaram a falta de transparência sobre o uso específico dos recursos.
O vereador Emerson Jarude (sem partido) criticou a falta de planejamento. Rodrigo Forneck pediu que o Município encaminhe à Casa uma espécie de planilha com detalhes sobre os gastos com os R$ 3 milhões. A vereadora Lene Petecão (PSD) também destacou a necessidade de a prefeitura informar especificamente como e de que forma o dinheiro será aplicado, já que a redação enviada à Câmara não informa com clareza.
A líder da prefeita, vereadora Elzinha Mendonça (PSB) concordou com os colegas e disse que vai pedir à prefeitura um relatório detalhado sobre a destinação dos recursos.