As contas da ex-prefeita Leila Galvão, referentes ao exercício financeiro de 2012, foram reprovadas pela Câmara Municipal de Brasiléia, cidade em que a então petista foi gestora. Leila também teve as contas questionadas e reprovadas pelo Tribunal de contas do Acre (TCE/AC). A publicação do decreto de reprovação está no Diário Oficial do Acre, edição desta quarta-feira, dia 19.
Leila Galvão foi prefeita da cidade por dois mandatos. Na decisão dos vereadores, declarada por meio de Decreto Legislativo, fica claro que a decisão atentou à deliberação das contas nas Comissões devidas, e, ainda, destaca a manifestação do Tribunal de Contas. O decreto é assinado pelo presidente da Casa de Leis, vereador Marcos Tibúrcio Santos.
Apesar de ter sido notificada, Leila Galvão não se manifestou junto à Câmara Municipal. Diante disso, os vereadores decidiram atentando à parte técnica das contas, com auxilio dos documentos enviados pelo TCE/AC. Os vereadores mantiveram, sem exceção, as manifestações do órgão estadual.
“Ficam aprovados e mantidos, em todos os termos, o Parecer Prévio Nº 687/2019 e do Acórdão Nº 11.155/2019, ambos datados de 21-02-2019, exarados pelo Tribunal de Contas do Estado do Acre- TCE/AC, nos autos do Processo nº138.722 (17.306.2013-30), os quais sugerem a DESAPROVAÇÃO, das Contas Públicas da Prefeitura Municipal de Brasileia, do exercício de 2012, de responsabilidade da Srª. Ana Leila Galvão Maia Moreira”, diz o decreto.