Após requerimento dos vereadores João Marcos Luz (MDB) e N. Lima (PSL), a Câmara Municipal realiza nesta segunda-feira, 2 de março, a partir das 9h, uma Audiência Pública com o Departamento Estadual de Água e Saneamento (DEPASA) e o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (SAERB) visando apurar os fatos da tragédia na estação de tratamento de esgoto sanitário do Wanderley Dantas e discutir como funciona todo o processo de divisão de competências entre o Estado e o Município.
"A Audiência Pública com a presença do DEPASA, SAERB, Ministério Público do Acre, OAB, vereadores e sociedade em geral, é de suma importância para maior entendimento sobre as competências do Governo do Estado e da Prefeitura em relação à água e esgoto. É necessária a audiência, principalmente, para não ocorrer novos acidentes fatais como o que aconteceu no bairro Wanderley Dantas, no qual comoveu toda a cidade", ressaltou o emedebista.
O caso triste citado por Luz foi no último dia 7 de fevereiro, quando Vilk Gabriel André de Lima, de 8 anos, morreu ao cair em um dos bueiros abertos da estação de tratamento de esgoto sanitário do Wanderley Dantas totalmente abandonada. Como o Governo do Estado e a Prefeitura não assumiram a responsabilidade quanto à gestão do local da tragédia, Luz e N.Lima entraram com um requerimento convidando o DEPASA e o SAERB para acareação dos fatos e discussão de competências. Na ocasião, o pedido foi aprovado por unanimidade pelos vereadores da Casa Legislativa.