O projeto de emenda do vereador Emerson Jarude (MDB) foi rejeitado pela Câmara de Rio Branco nesta quinta-feira, 23. A proposta ampliaria o Projeto de Lei da Prefeitura de Rio Branco e isentaria a contribuição para custeio de iluminação pública (COSIP) para toda a população.
A emenda foi rejeitada por 10 a 4 votos. Foram contra o projeto os vereadores Rodrigo Forneck, Juruna, N Lima, Clesio Moreira, Anderson Sandro, Neném, Railson Correia, Eduardo Farias, Artêmio Costa e Elzinha Mendonça. Apenas Jarude, Lene Petecão, João Marcos Luz e Dankar foram a favor da emenda.
Jarude reforça que a aprovação da emenda não teria grande impacto nos cofres públicos e beneficiaria toda a população de Rio Brando, não apenas as famílias cadastradas no CAD Único.
“Não vou encaminhar em forma de indicação, não vou retirar poder de um vereador, porque esse é o poder do vereador, de modificar os projetos. O custo para a administração pública é de 0,2%, comparado ao benefício é muito pouco para os cofres públicos. É uma pena que muitos não votaram no projeto”.
E destaca: “Os bairros em sua grande maioria já estão na escuridão. Era importante que essas pessoas, pelo menos, não pagassem nesse prazo de dois meses a COSIP. Convenhamos que é uma falta de respeito com o contribuinte que não tem de volta um serviço público de qualidade”.