A candidata a deputada estadual Helena Silva, do União Brasil, gravou um vídeo para denunciar a falta de repasse do Fundo Eleitoral de Campanha para as candidaturas femininas no Acre.
A candidata afirma que 30% dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, conhecido como Fundo Eleitoral, deveriam ser destinados às candidaturas femininas, no entanto, apenas os homens vêm sendo contemplados com o repasse financeiro.
Helena diz que a direção nacional da sigla direcionou mais de R$ 20 milhões para as candidaturas no Acre, mas apenas alguns selecionados vêm recebendo o repasse financeiro, citando inclusive, os deputados estaduais e candidatos à reeleição Antônio Pedro e Wendy Lima.
"Nós (mulheres) estamos passando por uma situação de verdadeira humilhação na política. Sou candidata pelo o União Brasil é o maior partido do Brasil, mulher, mãe e ser humano que sempre lutou pelo seus ideias e projetos e venho trabalhando pra fazer uma campanha limpa, só que os políticos de carreira e não passam o repasse que é de direito nosso. Deixa a gente se virar, mas quem tá indo para o 3º mandato já recebeu o repasse. Nós que temos caráter e vontade de trabalhar estamos de mãos atadas. Nunca falaram de valores, mas até agora nenhuma candidata a estadual recebeu o repasse. É só a elite que recebeu, mas as mulheres, nenhuma e não deram nem datas”, afirmou.
O presidente do União Brasil no Acre, senador licenciado Marcio Bittar, que também é candidato a governador, foi procurado, mas não se manifestou.