..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Candidatos à Prefeitura de Rio Branco apresentam propostas na TV Gazeta

Candidatos à Prefeitura de Rio Branco apresentam propostas na TV Gazeta

O debate da TV Gazeta deu o que falar neste sábado, dia 07. Quem acompanhou as discussões entre os candidatos, ficou em dúvida sobre o que os prefeituráveis querem de fato fazer com Rio Branco nos próximos quatro anos. Em linhas gerais, o debate de propostas ficou em segundo plano.

O progressita Tião Bocalom, após relembrar a experiência de gestão, defendeu melhorias na saúde, a geração emprego e renda e apoio ao homem do campo. “O produtor tem que ganhar dinheiro para vir na cidade e gastar. Isso fortalece e gera emprego”. Antes disparou sobre a saúde: “É desumano. Nós vamos acabar com as filas, nós vamos contratar mais médicos e melhorar o salário dos médicos”.

Já o emedebista Roberto Duarte, após disparar críticas para todo lado, disse que quer ajudar os empresários com empréstimos de baixo juro e que é a favor da família e dos valores cristãos. Também propôs ideias no campo do turismo. “Eu não faço a política do oportunismo. Nós vamos emprestar de R$ 1 mil a R$ 5 mil aos pequenos e micro empresários. Precisamos de um plano municipal de turismo”.

O tucano Minoru Kinpara também relembrou os projetos desenvolvidos dentro da Ufac, quando foi reitor. Voltou a dizer que vai zerar a passagem de ônibus aos estudantes, e melhorar o serviço de água da cidade. “Nossa cidade precisa ser arrumada, cuidada. Água é algo básico, é vida, é um direito que as pessoas têm.” E disse mais: “Privatização não é o caminho”.

O candidato Jamyl Asfury repetiu dezenas de vezes que é contra a corrupção, e acredita que os serviços de pavimentação das ruas da capital precisam ser feitos com tijolos produzidos nas olarias da cidade, e defendeu vans no sistema de transporte coletivo. “Essa é uma forma inteligente, moderna de deixar o transporte mais rápido, com parcerias público-privadas”.

Do Avante, Jarbas Soster disse que um dos maiores gargalos é a qualidade das obras da capital acreana. Ele também defende avanços no serviço de transporte coletivo, e defende a internet na zona rural. Soster lembrou que fez denúncias das obras da prefeitura. “A qualidade das obras deixa muito a desejar, e a Funtac não tem perna para fiscalizar”.

O petista Daniel Zen falou do que os governo do PT fizeram na capital, prometeu auditar as empresas de ônibus que atuam na cidade e alertou que o município precisa utilizar melhor a estrutura da Utre, que recebe o lixo da cidade. “Se nós montarmos uma indústria aqui, além de melhorar a coleta de lixo, vamos gerar emprego e renda para o nosso povo”.

A socialista Socorro Neri, que tenta se reeleger, destacou durante o debate as boas ações que plantou na prefeitura em pouco mais de dois anos de gestão e pontuou que quer continuar fazendo muito com o pouco que a prefeitura dispõe. “Vamos criar um programa para qualificação profissional e formação de empreendedores, e vamos criar um programa de treinamento para os jovens”.