A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) deve votar ainda nesta semana o projeto de resolução que reduz os salários dos parlamentares em 50% por até 90 dias, e suspende o pagamento de diárias aos deputados que fizerem viagem por ocasião do mandato, durante a pandemia da Covid-19.
O projeto, de autoria do deputado Wagner Felipe, que teve como relator o deputado Gehlen Diniz, líder do governo na Aleac, já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e agora vai ao Plenário da Casa de Leis, que deve aprovar o projeto, pelo que articula nos corredores.
No relatório, Diniz deixa claro o objetivo do projeto: “O autor visa com essa medida auxiliar as pessoas que sofrem privações, principalmente de ordem alimentar. A proposta é que o dinheiro economizado seja destinado à compra de gêneros alimentícios e distribuídos às instituições filantrópicas reconhecidas por lei como de utilidade pública”, explica.
Semelhante ao projeto de Felipe, Diniz também havia apresentado proposição nessa linha. Se aprovado, os parlamentares devem passar a receber pouco mais de R$ 12 mil bruto. Além do subsídio, os parlamentares também tem direito à verba de gabinete, para contratar pessoal, e ainda, a verba indenizatória, de mais de R$ 20 mil mensais.