O clima entre os vereadores esquentou no plenário na manhã desta quarta-feira (23) depois que o vereador João Marcos Luz (MDB) resolveu afirmar que apenas ele e seu colega N. Lima (PSL) são oposição à prefeita Socorro Neri, Emerson Jarude é independente e os outros parlamentares fazem o que "a prefeita quer".
"O vereador Emerson Jarude é independente. Ele que se explique. Aqui na Câmara só tem dois vereadores de oposição. Os vereadores aqui estão fazendo o que a prefeita quer. Quem não quer ver que Rio Branco tem problemas de infraestrutura é porque não anda nessa cidade", disse o emedebista.
Elzinha Mendonça (PDT) foi quem primeiro reagiu ao discurso de João Marcos e disse que seu colega quer "denegrir a imagem dos vereadores".
"Fica querendo pisar na cabeça dos outros. Cuide do seu trabalho. Só quero lamentar sua fala. Não podemos fechar os olhos para o que está acontecendo. A prefeita é uma mulher séria. Ninguém é santo para obrar milagres de uma hora para outra", disse Elzinha Mendonça.
Célio Gadelha (PSDB), que em tese é oposição à prefeita de Rio Branco, se sentiu ofendido, pediu respeito e chamou o emedebista de "safado".
"Você me respeite! Você é um safado, rapaz! Eu estou aqui, eu fui eleito. Eu sou titular", disse ele ao lembrar que João Marcos Luz assumiu o mandato na condição de suplente.
Célio Gadelha disse ainda que faz uma "oposição responsável", diferentemente de João Marcos.
O líder da prefeita, vereador Rodrigo Forneck (PT), também reagiu: "Peço respeito a todos, até a seus pares de oposição. Ninguém é obrigado a apoiar a prefeita aqui".