Com vasta contribuição no Partido dos Trabalhadores (PT/AC), Cesário Braga lançou na noite desta quinta-feira, 2, a sua pré-candidatura a deputado estadual. O petista se afastou temporiamente da presidência do partido para assumir o novo desafio nas eleições de 2022.
Amado por muitos e visto com incômodo por outros, Cesário é uma figura polêmica no universo da política acreana. A festa de apresentação de sua pré-candidatura foi realizada na sede do PT, em Rio Branco, e contou com a presença da militância e lideranças políticas, a exemplo do ex-senador Jorge Viana e do deputado estadual Jonas Lima.
Todo o evento foi transmitido em suas redes sociais, para que a militância do interior também pudesse participar. Apesar de ter 20 anos de contribuição, essa é a primeira vez que Cesário disputa um pleito eleitoral.
Em sua fala, Jorge Viana destacou a importância de candidaturas como a de Cesário Braga para fortalecer o PT no Acre. “Nós somos do trabalho, nós somos de mudar para a melhor a vida das pessoas. Todos nós temos que ser um pouco de Cesário nessa caminhada”, destacou Jorge, se referindo ao trabalho de base que o petista faz e complementou: “que sua jornada, Cesário, seja vitoriosa, ajudada pela militância, por companheiros dos sindicatos e a juventude. Se o PT quiser ser vivo, polêmico, realizador, tem que ter deputados como o Cesário”.
No encontro, todos as lideranças destacaram a importância da vitória de Lula para a presidência do Brasil. Licenciado do cargo de presidente do PT no Acre, função que exerce há três anos, Cesário pretende retomar o seu lugar para comemorar a vitória ao lado de Lula como presidente. “Eu quero ser presidente do PT e deputado estadual, ao lado do presidente Lula, é o nosso objetivo”, destacou.
O ato contou com a presença do presidente da Federação de Trabalhadores Rurais do Acre (Fetacre), Antônio Sergione, do presidente da Central Única de Trabalhadores (CUT/AC), Edimar Batistela, das vereadoras Marinete (Brasileia), e Leidiane (Capixaba), entre outras líderanças políticas e sindicais.