..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Cesário do PT concorda com afastamento de Giordane Dourado e presta solidariedade ao Pleno do TRE

Cesário do PT concorda com afastamento de Giordane Dourado e presta solidariedade ao Pleno do TRE

O presidente do PT do Acre, Cesário Campelo Braga, afirmou que vê a decisão da presidente do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Acre de afastamento do juiz Giordane Dourado da atuação da 9ª Zona Eleitoral "como um ato de preservação da magistratura acreana e responsabilidade com a democracia".

"Mesmo transcorrendo tudo dentro da normalidade, como creio que ocorreria e vai ocorrer, independente do juiz eleitoral que responda pelas eleições em Rio Branco, políticos que podem ser derrotados nas urnas se valeriam da atuação da esposa do magistrado em campanha, para justificar possíveis decisões que lhes fossem desfavoráveis, abalando ainda mais a imagem do judiciário acreano e dos processos eleitorais", afirmou Cesário.

O presidente do PT prestou solidariedade aos magistrados que decidiram contra Giordane. "Sou mais solidário ainda com os desembargadores do TRE, que estão sendo atacados por terem tido coragem de tomar a decisão de afastá-lo para inclusive preservá-lo e preservar a magistratura".

A decisão de afastar Giordane Dourado foi tomada depois que o Ministério Público Eleitoral enviou ofícios à Presidência e à Corregedoria do Tribunal pedindo que ambos analisassem as providências cabíveis a serem tomadas com relação a fatos que podem apontar possível comprometimento da capacidade subjetiva do magistrado em atuar nas eleições.

Segundo o MP Eleitoral, é público, inclusive por meio de notícias veiculadas pela mídia local, que a esposa do magistrado trabalha na coordenação da campanha do candidato à prefeitura pelo MDB, Roberto Duarte.