O chefe da Casa Civil, Flávio Silva (48 anos), foi a segunda pessoa vacinada durante o mutirão de vacinação na frente do Palácio Rio Branco nesta quinta-feira (17). Ele estava acompanhando o governador Gladson na abertura do mutirão.
Depois de ser imunizado com a primeira dose, Flávio elogiou o mutirão. "Acho que a vacina chegou no momento certo. Assim que o Ministério da Saúde autorizou esse tipo de ação, a gente fez de imediato. Esse evento de hoje, por exemplo, foi pensado em menos de 24 horas, porque foi semana passada que o Ministério da Saúde autorizou esse tipo de evento e com essa faixa etária. Então, quando tivemos a oportunidade foi feito. Eu estava, sim na expectativa muito grande de tomar essa vacina e pelo andar da carruagem achava que eu tomaria daqui uma duas ou três semanas e chegou agora minha oportunidade. Sinceramente estou feliz. Eu acho que esse ato traz esperança para as pessoas."
O mutirão é uma parceria do governo com a prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, cujo objetivo é acelerar a vacinação anticovid.
Para ser vacinado basta comparecer ao local portando cartão do SUS, se houver, e um documento de identificação com foto. O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), também disponibilizou uma plataforma online para agilizar o cadastro da população em geral que não esteja incluída nos grupos prioritários do Ministério da Saúde. Na plataforma (http://www.covid19.ac.gov.br/vacina/inicio), o cidadão irá preencher um formulário com seus dados, como nome, CPF, data de nascimento, município, endereço, telefone, e-mail e CEP.
Além desse mutirão, também foram realizadas a seguintes ações para agilizar o processo de imunização no estado: Caravana da Vacinação, drive-thru do Arena da Floresta, Operação Gota e também ações do Programa Saúde Itinerante, para os grupos vigentes.