Diante do que vive o Acre com as enchentes dos rios, o senador Alan Rick (União Brasil), coordenador da Bancada Federal do Acre, ligou para o Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e a Defesa Civil Nacional, e solicitou reunião para demonstrar, pessoalmente, a situação do estado e a necessidade da rápida liberação de recursos. Todos os parlamentares da bancada e o governo do estado estão convidados a participar da reunião.
"Neste final de semana, estive em alguns dos municípios atingidos e nos que já estão na iminência de também enfrentarem o transbordamento dos rios. A necessidade de ajuda humanitária é urgente. O ministro, como sempre, me atendeu com muito carinho e nos receberá nesta segunda-feira. Levarei todas as solicitações dos prefeitos, os decretos já publicados e o apelo pela liberação de recursos de ajuda humanitária e assistência para a recuperação das áreas afetadas de cada município." - disse o senador.
Sete cidades já decretaram situação de emergência: Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia, Plácido de Castro, Jordão, Santa Rosa do Purus e Tarauacá. Já o governo do estado decretou situação de emergência nessas e em outras 10 cidades acreanas, entre elas, a capital Rio Branco.
De acordo com dados divulgados neste domingo pela Defesa Civil da capital, Rio Branco já tem 30 bairros afetados pelas águas.
A reunião solicitada pelo senador com toda a Bancada ocorrerá nesta segunda-feira, 26, às 17h, na sede do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).