Os chineses querem comprar a ZPE do Acre. E o governador Gladson Cameli está disposto a vendê-la. O preço, R$ 27 milhões, equivale ao valor dos investimentos feitos nos últimos nove anos para instalar a Zona de Processamento de Exportação, que está localizada na BR-317, em Senador Guiomard, em uma área de 119 hectares.
Comprar a ZPE é parte do pacote das negociações chinesas. Há conversas com o governo Brasileiro para que a China instale uma mega estrutura no local. Os investimentos previstos são de R$ 1 bilhão e 20 mil empregos.
Para privatizar a ZPE, o governo do Acre terá que pedir autorização a Assembleia Legislativa.
Durante esta semana, o governador Gladson Cameli esteve na comitiva do presidente Jair Bolsonaro em Pequim e Shandong, na China. Houve visitas a autoridades daqueles país e reuniões com a partipação de empresários brasileiros e chineses.
Em Shandong, província no leste chinês, o governador assinou com os empresários do grupo Shandong Haiying
um acordo de cooperação técnica para viabilidade da ZPE.
"Fizemos a apresentação dos futuros negócios entre o Acre e a China para empresários chineses, com a assinatura de acordo de cooperação técnica para viabilidade da Zona de Processamento e Exportação (ZPE), pelo grupo Shandong Haiying", disse o governador se mostrando otimista.