Em resposta ao presidente do MDB no Acre, ex-deputado federal Flaviano Melo, o deputado estadual e presidente municipal da sigla, Emerson Jarude, decidiu também emitir nota contrapondo a ordem que “desautorizava a manifestação de membros do partido sem prévia consulta da executiva estadual”.
Jarude abriu a nota ressaltando a “essência” partidária pela defesa da democracia que garante “participação igualitária e diálogo entre todos os seus participantes.
“O vereador João Marcos Luz tem todo direito de expressar e defender suas ideias e convicções. É um representante do povo, escolhido para ser voz no parlamento mirim e merece o respeito do nosso partido”.
O pesidente da municipal destacou ainda que “nenhum membro dessa executiva, filiado ou cidadão terá sua opinião ou posicionamento restringido, desmerecido ou desautorizado”, rebateu em outro trecho da nota.
O conflito entre os dirigentes se deu, após Flaviano Melo ter repudiado a fala do vereador de Rio Branco João Marcos Luz, de que o ex-prefeito Marcus Alexandre não era bem-vindo ao MDB.
Jarude fez questão de lembrar que cabe a “Executiva Municipal dialogar e decidir a respeito do posicionamento do partido nas próximas eleições de Rio Branco”.
Confira a íntegra da Nota
O Movimento Democrático Brasileiro de nosso saudoso Ulysses Guimarães tem em sua essência a defesa da democracia, ou seja, a participação igualitária e diálogo entre todos os seus participantes com os mais variados pontos de vista.
Nenhum membro dessa executiva, filiado ou cidadão terá sua opinião ou posicionamento restringido, desmerecido ou desautorizado. O debate amplo entre todos é o único caminho válido na busca por justiça social, o fim da desigualdade e um futuro próspero.
O vereador João Marcos Luz tem todo direito de expressar e defender suas ideias e convicções. É um representante do povo, escolhido para ser voz no parlamento mirim e merece o respeito do nosso partido.
O debate com as lideranças históricas, assim como com os novos quadros do MDB é salutar para decidirmos juntos o caminho a seguir nos próximos anos, no entanto, é importante reforçar que cabe a esta Executiva Municipal dialogar e decidir a respeito do posicionamento do partido nas próximas eleições de Rio Branco.
Não cabe qualquer tipo de interferência ou ingerência por parte da Executiva Estadual com o intuito de diminuir ou anular esse poder de decisão.
O MDB de Rio Branco tornará público suas decisões por meio de sua Executiva Municipal e não por qualquer comunicado de terceiros.
Deputado Emerson Jarude
Presidente do MDB Municipal de Rio Branco