O deputado Clodoaldo Rodrigues (Republicanos) defendeu a regularização fundiária de áreas do município de Rodrigues Alves. Ele pontuou que sem esse mecanismo, os produtores ficam impedidos de acessar o crédito junto aos bancos. A fala do parlamentar foi feita durante a sessão desta quarta-feira (17).
“No município de Rodrigues Alves, vários moradores esperam que o estado regularize suas situações. Muitos deles me fizeram relatos que graças ao apoio de amigos, emprestam dinheiro para eles pagarem aos poucos. Não adianta você começar a produzir se você não tem recurso para esta produção. Viver da farinha é sobrevivência. A farinha melhor do Brasil é a de Cruzeiro do Sul, mas o preço nunca foi justo para o produtor”, disse o deputado republicano.
Outra pauta apresentada por ele é a centralização do 190, em Rio Branco. Ele pontuou que o atendimento deveria ser feito no município de origem da ocorrência e não encaminhar para uma central na capital acreana.
“Um dos principais problemas que enfrenta a região do Juruá e acho que de todo o estado foi a centralização do 190 aqui em Rio Branco. Nas ocorrências, as ligam para Rio Branco para serem atendidas aqui para avisar de uma ocorrência no bairro do Remanso, vamos supor. O pessoal que atende aqui não sabe nem aonde é que fica. Eu não sei como é que uma coisa que funcionava, que dava certo e se tira um serviço de uma região para trazer para Rio Branco. Acho que foi para dificultar o atendimento”, disse o parlamentar.