..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Coligação "Produzir para Empregar" retira ação na Justiça Eleitoral contra Delta Agência de Pesquisa

Coligação "Produzir para Empregar" retira ação na Justiça Eleitoral contra Delta Agência de Pesquisa

A coligação "Produzir para Empregar", que apoia a candidatura à reeleição de Tião Bocalom, protocolou uma ação na Justiça Eleitoral na terça-feira, 27, contra a Delta Agência de Pesquisa, questionando a divulgação de pesquisas eleitorais conduzidas pela Agência Delta, publicadas em um site local.

A Delta, representada por Francimar Façanha de Almeida, estava sendo acusada de violar normas eleitorais, especialmente por supostamente apresentar dados tendenciosos que favorecem o candidato Marcus Alexandre, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

No entanto, nesta quinta-feira, 29, a defesa da coligação decidiu retirar a ação. O documento protocolado na Justiça Eleitoral solicita o arquivamento da representação, "sem prejuízo de novo ajuizamento", conforme descrito no pedido formal. A Delta Agência de Pesquisa, representada por Francimar Façanha de Almeida, não chegou a se pronunciar oficialmente sobre o desfecho da ação.

Na ação arquivada, o advogado Cristopher Capper Mariano de Almeida, representante da coligação, apontava supostas irregularidades na pesquisa. Entre os principais problemas destacados, estaria a ordem dos nomes dos candidatos, que coloca Marcus Alexandre em primeiro lugar em todas as perguntas, o que poderia influenciar indevidamente as respostas dos eleitores. Além disso, a pesquisa não simula cenários de segundo turno sem o candidato mencionado, o que poderia distorcer a percepção pública.