O deputado estadual Pablo Bregence (PSD), que teve a CNH suspensa nesta semana pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), após ser flagrado dirigindo bebido, continua dirigindo como se não tivesse sofrido nenhuma punição pelo órgão de trânsito. Bregence é deputado em primeiro mandato e tem bases eleitorais em Sena Madureira e Placido de Castro.
Nesta quinta-feira, dia 16, pela manhã, o deputado Pablo Bregence deixou a Panificadora A Baronesa, uma das mais caras de Rio Branco, que fica no bairro Manoel Julião, dirigindo uma caminhonete Hilux preta. Um vídeo foi gravado pelo Notícias da Hora, para registrar a atitude do deputado. O parlamentar estava no local com outro homem, e permaneceu lá por cerca de uma hora, antes de deixar o local.
A notícia da suspensão foi publicada pelo portal Notícias da Hora. Dirigir embriagado é considerado infração gravíssima. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê multa e suspensão do direito de dirigir do deputado por um ano. Segundo a portaria publicada no DOE, Pablo “deverá apresentar o documento de habilitação à Divisão de Suspensão e Cassação deste Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN/AC, quando então se dará início ao cumprimento da referida penalidade, ficando o infrator impedido de dirigir veículo automotor em todo território nacional e, desde já, advertido de que a violação acarreta a cassação de habilitação”.
Aparentemente, Bregence ainda não entregou a CNH ao Detran. Ao Notícias da Hora, o deputado informou que a infração ocorreu há cinco anos, quando ele retornava de uma confraternização em família na Estrada de Plácido de Castro. “Foi algo corriqueiro. Não foi algo de bebedeira. Eu estava com minha família nas imediações de Plácido de Castro, bebi uma cerveja. Foi isso. Por falta de conhecimento de não saber os trâmites, aí eu fui surpreendido.”
Em nota, deputado afirma que ainda não foi notificado
A respeito da suspensão do meu direito de dirigir, publicado no Diário Oficial do Estado no dia 14 de maio, cabe esclarecer que minha carteira ainda não foi cassada já que, como prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), eu ainda não fui notificado sobre a infração de 5 anos atrás.
Logo, respaldado pela minha assessoria jurídica e pelo corpo técnico do Detran, até a apresentação da notificação eu tenho pleno direito de dirigir.
Assinado
Pablo Bregense
Deputado estadual do Acre