A reitora da Universidade Federal do Acre, Guida Aquino, disse que com o corte orçamentário imposto pelo Ministério da Educação, este ano será impossível retomar as atividades do restaurante universitário em Rio Branco e Cruzeiro do Sul. O espaço atende a comunidade universitária, na maioria pessoas de baixa renda.
A declaração de Guida Aquino foi dada durante seminário para discutir a Reforma Administrativa, que tramita no Congresso Nacional. O evento acontece na Assembleia Legislativa do Acre e tem como proponentes os deputados federais Perpétua Almeida (PCdoB) e Leo de Brito (PT), com o apoio dos deputados estaduais Edvaldo Magalhães (PCdoB) e Daniel Zen (PT).
“Eu não consigo abrir o restaurante universitário este ano com o orçamento que nós temos. O aluno, ele tomava café, almoçava e jantava no nosso RU. Eu não tenho condições, de outubro agora, de abrir o nosso restaurante universitário aqui em Rio Branco e Cruzeiro do Sul”, disparou a reitora.
Ainda em seu discurso, Guida lamentou a demora na distribuição da vacina contra a covid-19 logo no início e destacou que a negação da ciência tem sido um atraso para o País.
“A cada ano fica mais difícil e a questão política tem afetado drasticamente as universidades. A negação da ciência, graças a Deus a vacina chegou, não de forma tão célere como deveria ter chegado no ano passado, senão não teríamos perdido tantas vidas, como já perdemos, mas precisa chegar com mais celeridade a toda a nossa população”, destacou.