Criada em março de 2023, a Frente Parlamentar da Segurança Pública, da Câmara dos Deputados, conta com mais de 250 parlamentares. Destes, 7 são do Acre. A bancada da bala, como é conhecida, é uma das mais poderosas do Congresso Nacional.
Com exceção dos deputados federais Zezinho Barbary (PP/AC) e Fábio Rueda, que assumiu no lugar de Eduardo Velloso (UB/AC), os demais membros da bancada acreana fazem parte. São eles: Coronel Ulysses (UB/AC), Gerlen Diniz (PP/AC), Antônia Lúcia (Republicanos/AC), Roberto Duarte (Republicanos/AC), Socorro Neri (PP/AC), Meire Serafim (UB/AC). O deputado Eduardo Velloso (UB/AC) também integra a bancada da bala, mas está licenciado.
O levantamento feito pelo Congresso em Foco, e confirmado pelo Notícias da Hora no portal da Câmara dos Deputados, aponta que mais de 75% dos deputados do Acre fazem parte da bancada da bala.
“Se o Centro-Oeste é a região com maior índice de deputados pró-armas, são da região Norte os três estados com maior representação proporcional dos parlamentares armamentistas. Todos os oito representantes de Tocantins na Câmara integram a bancada da bala, da qual fazem parte 75% dos deputados federais de Rondônia e do Acre”, reforça o Congresso em Foco.