..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Com governadora em exercício do Acre, presidente do STF, Rosa Weber, visita aldeia no Amazonas

Com governadora em exercício do Acre, presidente do STF, Rosa Weber, visita aldeia no Amazonas

A presidente do Tribunal de Justiça do Acre (Biênio 2023-2025), que está governadora em exercício do Estado do Acre, desembargadora Regina Ferrari, acompanhou a presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, em visita nesta terça-feira, 21, ao povo Marubo, na Aldeia Paraná, no Vale do Javarí.

Depois de cumprir agenda em Tabatinga na segunda-feira, 20, em que lançou cartazes que explicam o funcionamento das audiências de custódia e os direitos dos presos em quatro línguas indígenas – Tikuna, Marubo, Kanamari e Matis, a presidente do STF e CNJ fez a troca de aeronave na cidade de Cruzeiro do Sul, e foi recepcionada pela governadora em exercício, acompanhada do presidente em exercício do TJAC, desembargador Luis Camolez, juntamente com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), desembargador Francisco Djalma e diretor da Escola do Poder Judiciário (Esjud), desembargador Elcio Mendes.

Recepcionaram também a ministra, as magistradas e magistrados do Acre, Erik Farhat, Carolina Alvares Bragança, Adamarcia Machado Nascimento, Flávio Mariano Mundim e Guilherme Fraga, o juiz auxiliar da presidência do TRT-14, Augusto Carigé, e a delegação do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), que veio até o Acre para seguir em visita à aldeia.

WhatsApp_Image_2023-03-21_at_17.06.26.jpeg

Visita na Aldeia Paraná

Durante o evento em Tabatinga, realizado na Câmara Municipal, a ministra afirmou que o lançamento dos cartazes reflete a caminhada e a vocação do Poder Judiciário para garantia dos direitos constitucionais dos indígenas, como garantia da informação e da preservação da cultura.

“Não abriremos mão do respeito aos povos e nações indígenas, que são a história viva do nascimento do Brasil. Imensurável o nosso orgulho de sermos uma das nações de maior diversidade étnica do planeta”, disse Rosa Weber.

A visita ao povo Marubo, na Aldeia Paraná, completa a agenda da ministra Rosa Weber no Amazonas.

Segundo a desembargadora Regina Ferrari, a presença da ministra Rosa Weber nesta ação é extremamente simbólica e importante, pois expressa a presença do CNJ promovendo a inclusão e a garantia do acesso à justiça para todos os cidadãos, independentemente de sua origem ou cultura. “Foi uma experiência muito rica, e acreditamos muitos que essas iniciativas podem contribuir para o fortalecimento da democracia e para a promoção da igualdade social”, ressaltou Ferrari.