Um levantamento feito pelo jornal O Globo aponta o favoritismo de Gladson Cameli (PP) ao governo do Acre, novamente. De acordo com o jornalista Marlen Couto, Gladson e outros seis governadores podem decidir a eleição ainda no primeiro turno.
A afirmativa é com base na pesquisa Ipec, encomendada pela rede Globo e divulgada no último dia 29, que coloca o atual chefe do Palácio Rio Branco com 51% a frente de seus adversários e com 83% da população considerando a gestão dele ótima/boa ou regular.
“Nesse grupo, estão candidatos como Romeu Zema (Novo), em Minas Gerais, Renato Casagrande (PSB), no Espírito Santo, e Gladson Cameli (PP), no Acre, que têm ampla vantagem em relação aos rivais na corrida estadual, com possibilidade de vitórias no primeiro turno”, diz a publicação do jornal carioca.
A melhor avaliação é da governadora do Rio Grande do Norte, a petista Fátima Bezerra, “que já tem o apoio de oito em cada dez eleitores que definem sua gestão como ótima ou boa. Além de converter votos entre eleitores satisfeitos com o governo, Fátima tem intenções de voto gerais, de 46%, superiores ao índice dos que aprovam sua gestão, que é de 38%”.
Gladson também aparece entre os 15, dos 19 candidatos à reeleição, que lideram as pesquisas. “Levantamento do GLOBO com base em resultados de pesquisas do Ipec aponta ainda que, mesmo à frente, boa parte desses governantes não conseguiu até agora converter em intenções de voto o maior volume de avaliações positivas de suas gestões — um indicativo de que podem não ter atingido seu teto de votos”.