O administrador de empresas Frank Lima deve retomar as rédeas da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa) na próxima semana. Gozando da confiança do prefeito Tião Bocalom (PP), Lima foi afastado a pedido do Ministério Público do Acre (MP/AC) e, depois, por recomendação da Corregedoria-Geral do Município (CGM).
Segundo apurou o Notícias da Hora, o processo que apura a conduta do secretário já está sendo finalizado pela Comissão Processante da CGM. Nesta segunda-feira, dia 22, o Diário Oficial publicou um novo afastamento de Lima, contudo, diferente dos demais: será por dez dias, e sem salário. Portanto, até sábado, dia 27, Frank continua afastado.
Frank Lima acompanha Tião Bocalom politicamente há mais de uma década, e é amigo pessoal do prefeito progressista. Apesar do desgaste, o prefeito deve recolocar o secretário afastado novamente no cargo, uma vez que as denúncias contra o gestor não se comprovaram, nem na Corregedoria-Geral, nem via Ministério Público.
Na semana passada, de surpresa, Bocalom exonerou Tatiana Mendes de Assis, que era a diretora de Gestão de Frank, e também estava afastada do cargo. A degola de Tatiana ocorreu após a secretária interina, Sheila Andrade, relatar problemas que vinham ocorrendo na gestão da Semsa.
“Alguns problemas foram expostos, sim, ao prefeito, e ele não gostou. Se mantivesse a Tatiana, perderia a Sheila. Como o intuito é levar de volta o Frank, até porque nada de comprovou até agora, o prefeito acabou tirando a Tatiana em definitivo e deixando a Rosângela, que tinha o apoio da Sheila”, conta um assessor do prefeito.