Com o objetivo de levar mais dignidade à população rio-branquense, a prefeitura de Rio Branco entregou na manhã desta terça-feira (26) uma van que será usada como consultório móvel voltada exclusivamente par ao atendimento de pessoas em situação de rua.
O veículo-consultório faz parte do programa Consultório na Rua, da prefeitura de Rio Branco, e foi adquirido com recursos próprios. Foram investidos exatos R$ 584 mil, na aquisição da van totalmente adaptada com todos os equipamentos e moveis de um consultório médico, além de cadeiras para espera dos pacientes e outros.
“Quando nós assumimos essa gestão, já existia um consultório móvel, 0 consultório de rua móvel, só que não era adequado, ele não era adaptado, não dava condições suficientes para se atender com dignidade. A partir de agora, nós adquirimos esse consultório de rua, todo adaptado, todo adequado, com recurso próprio da Prefeitura Municipal de Rio Branco, para levar atendimentos com dignidade a essas pessoas em situações de rua. Ele é todo adequado, ele tem mesa ginecológica, ele tem a pia para lavar as mãos, e os equipamentos para os médicos e os enfermeiros. Então, assim, foi um investimento grande e que eu tenho certeza que vai trazer muitos benefícios para quem for usufruir desse consultório móvel. E não é só num local específico, esse consultório ele roda, ele atende determinados dias em vários locais diferentes. É trazer dignidade para quem precisa e precisa muito. Nosso foco e o nosso objetivo é esse, proporcionar mais dignidade à população. Vamos colocar o atendimento nas regionais do Primeiro e Segundo Distrito”, pontuou Sheila Andrade, secretária municipal de Saúde.
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom enfatizou que a gestão tem buscado criar politicas publicas de acolhimento e ajuda voltada para as pessoas em situação de rua.
“A gente precisa ir criando políticas públicas no sentido de acolhe-los, de ajudá-los. Você vê, outro dia saiu um de rua que estudou e se formou e já é uma representação para todos, uma referência para nós dentro da educação. Então é isso que a gente quer. Devagarzinho ir criando oportunidade para eles. Essa questão da saúde deles é fundamental, a gente sabe, pois ficam jogados aí pela rua e normalmente não vão ao médico e por isso que vamos levar o atendimento médico até eles, pois esse trabalho aí, com esse veículo, a gente coloca à disposição só para cuidar deles, tenho certeza que eles vão ter mais coragem de chegar, vão ficar esperando o tanto, e muitas vezes a doença não vai se alastrar, eles precisam ser olhados como pessoas que realmente precisam. Então é isso, a gente precisa ter um olhar mais carinhoso com todo mundo, né? E eles, a gente precisa de atenção especial. E essa atenção especial que a nossa gestão está dando, quando compra, com recurso próprio, essa van toda pronta para poder fazer saúde com eles”, enfatizou o prefeito.
O Consultório na Rua é um dispositivo móvel da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) que funciona de acordo com a Portaria n° 122 de janeiro de 2011, que define as diretrizes de organização e funcionamento das equipes de Consultório na Rua.
A equipe do Consultório na Rua é composta pelos seguintes profissionais: enfermeiro (01), técnico de enfermagem (01), psicólogos (02), educador social (01), médico do Programa Mais Médicos (01) e motorista (01).