..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Com Israel Milani no comando, governo define áreas para implantar programa de regularização ambiental

Com Israel Milani no comando, governo define áreas para implantar programa de regularização ambiental

Sob o comando do secretário de Estado de Meio Ambiente, Israel Milani, as visitas técnicas para avaliar propriedades aptas à implementação do Programa de Regularização Ambiental (PRA) no Acre iniciaram neste mês de agosto nos municípios de Acrelândia, Plácido de Castro, Capixaba, Epitaciolândia e Brasileia. O governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, está promovendo encontros para apresentar o PRA para associações e prefeituras.

Israel Milani e técnicos da Sema visitaram o núcleo da associação de produtores rurais Nova Era e Nova União no município de Plácido de Castro para apresentação do PRA. Já em Acrelândia, a visita técnica aconteceu na prefeitura, com a presença do prefeito Ederaldo Caetano, do secretário de Agricultura e Meio Ambiente do município, Aldir Belo dos Santos, além de técnicos.

“Esses encontros são importantes para firmar parcerias interinstitucionais bem como para apresentação técnica das diretrizes do PRA e do potencial do cultivo de sistemas agroflorestais no processo de recomposição florestal de passivos ambientais em área dos pequenos produtores rurais”, explicou o secretário Israel.

O coordenador de projetos, Roger Reco, e o coordenador do PRA na Sema, André Pellicciotti, também acompanharam a agenda no interior do estado. Exemplares da publicação do catálogo de sistemas agroflorestais da Sema foram entregues e as áreas com potencial de implementação dos projetos de plantio com esses sistemas foram identificadas.

No município de Capixaba também foram observadas as condições dos ramais Zaqueu Machado, da Sementeira e da Limeira. O presidente da Associação Machado Almeida, Laedes da Silva, recebeu orientações sobre as possibilidades de arranjos agroflorestais na recomposição florestal de passivos ambientais para a regularização dos imóveis rurais.

Em Brasileia e Epitaciolândia, os técnicos da Sema e o secretário Israel Milani avaliaram a viabilidade logística para implementação do PRA. “Foram feitas vistorias nos ramais de acesso às áreas para analisar condições de escoamento da produção e mecanização para preparo do solo”, acrescentou André Pellicciotti.