..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Com Lula, Jorge Viana participa de encontro empresarial na Arábia Saudita, principal parceiro comercial do Brasil no Oriente Médio

Com Lula, Jorge Viana participa de encontro empresarial na Arábia Saudita, principal parceiro comercial do Brasil no Oriente Médio

Assim que chegou a Riad, na Arábia Saudita, nesta terça-feira (28), primeira parada no Oriente Médio antes de sua participação na Conferência do Clima das Nações Unidas (ONU), a COP 28, nos Emirados Árabes, o presidente Lula foi recebido por autoridades sauditas.

No país, Lula, acompanhado por gestores da Apex, entre eles Jorge Viana, presidente do órgão, um grupo de empresários brasileiros e ministros, participa de um encontro empresarial cujo objetivo é estreitar as relações econômicas entre sauditas e brasileiros.
A Arábia Saudita é o principal parceiro comercial do Brasil no Oriente Médio. A corrente bilateral foi de mais de US$ 8 bilhões em 2022 e somou mais de US$ 5,5 bilhões até outubro deste ano.

WhatsApp_Image_2023-11-28_at_09.47.57.jpeg

“Hoje o nosso trabalho é aqui em Riyadh, capital da Arábia Saudita, nosso presidente Lula chegou agora para essa visita de dois dias. No final do dia teremos um reunião de trabalho, liderada pelo presidente Lula com o Príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammad bin Salman, MBS.
Amanhã teremos o encontro empresarial organizando pela Aoex, a embaixada brasileira e o Ministério de Investimento Saudita-MISA. Acredito que essa missão presidencial trará extraordinárias notícias para nosso país, nossa expectativa é que o Fundo Soberano da Arábia Saudita (PIF), possa fazer investimentos de mais de 10 bilhões de dólares no Brasil”, informou Jorge Viana.

Integram a comitiva de Lula os ministros
Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Carlos Fávaro (Agricultura), além de autoridades como Aloizio Mercadante (presidente do BNDES), Jean Paul Prates (Petrobras), Jorge Viana (Apex-Brasil) e Rodrigo Pacheco (presidente do Senado).

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, deve se juntar à comitiva em Dubai.