Temendo contaminação pelo COVID-19 na Câmara dos Deputados, o presidente da Casa, deputado Rodrigo Maia (DEM/RJ) publicou um Ato Normativo nesta quarta-feira, 11, limitando o número de pessoas em audiências das comissões e reuniões. As sessões solenes estão suspensas pela Mesa Diretora. Maia quer evitar o máximo de aglomeração possível nas dependências da Câmara.
Ainda de acordo com o texto normativo, apenas parlamentares, assessores, servidores efetivos e estagiários devidamente credenciados podem circular no prédio do Legislativo.
Maia suspendeu, também, autorizações para que parlamentares e servidores da Câmara tenham como destino países afetados pelo coronavírus. Ele também mandou afastar deputados e servidores que estiveram em nações onde a presença do vírus foi detectada. Todos ficarão em quarentena por 14 dias.
O presidente da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados diz ainda que os parlamentares, servidores e colaboradores que estiveram em países com COVID-19 devem permanecer em Brasília, cumprindo a quarentena.
Ao que tudo indica, a Câmara passa a trabalhar apenas com as pautas essenciais ao País. O parlamento brasileiro caminha para um recesso branco, forçado pelo coronavírus.