No topo do ranking da dengue, o Acre começou a aplicar a vacina contra a doença nesta quarta-feira (14). A campanha de vacinação foi lançada pelo governador Gladson Cameli em solenidade no Hospital da Criança, no Into, com a presença de secretários parlamentares. A expectativa é vacinar, inicialmente, 17.810 crianças com 10 e 11 anos de idade nos municípios de Rio Branco, Acrelândia, Bujari, Plácido de Castro, Porto Acre, Senador Guiomard, Capixaba, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira, Manoel Urbano e também Jordão.
FOTOS: WILLAMIS FRANÇA
A faixa etária deve avançar progressivamente à medida que novos lotes forem entregues pelo laboratório fabricante e, consequentemente, repassados ao Estado pelo Ministério da Saúde. Além da limitação de doses, a escolha pelo início da imunização nas crianças de 10 a 11 anos também é baseada no maior índice de hospitalização por dengue dentro da faixa etária de 10 a 14 anos.
“Nós não paramos um minuto, aquilo que eu falo, vida você não pode perder tempo, dez minutos você salva uma vida, a questão da dengue é sim uma prioridade, nós temos que ficar atentos a esse mosquito e ao mesmo tempo o Estado junto com o governo federal, o SUS e o Ministério da Saúde. Aliás, estamos aqui com as primeiras doses, vamos começar aqui a nossa campanha de vacinação hoje. Nós vamos colocar o Estado para tentar evitar os maiores danos à saúde das pessoas. Isso mostra o compromisso e o respeito do Estado”, reforçou o governador Gladson Cameli.
Na oportunidade, Cameli entregou de 18 leitos de Unidade de Terapia Inteniva (UTI).