Com o crescimento de migrantes de outros países, que passam pelo Acre, o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados e a Universidade Federal do Acre (Ufac) assinaram um acordo de cooperação. O documento foi publicado no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (4).
O acordo tem o objetivo de promover e fomentar o ensino, a pesquisa e a disseminação de conhecimentos relacionados ao deslocamento forçado em suas diversas dimensões.
Além, os esforços entre as duas instituições visam “também incentivar a implementação e o aprimoramento de programas de extensão e serviços comunitários voltados à assistência de pessoas refugiadas e demais indivíduos com necessidade de proteção internacional”.
Outro ponto é busca-se sensibilizar e fortalecer as capacidades de professores e estudantes do ensino superior sobre temas como deslocamento forçado, proteção internacional de refugiados e apátrida.
O documento é assinado pela reitora da Ufac, professora Guida Aquino, e pelo representante da ACNUR no Brasil, Davide Torzilli. O acordo permanece até 1º de abril de 2029.