O governador Gladson Camelí institui nesta segunda-feira (30), por meio de decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), o Programa Impacta Mulher. O objetivo é promover a autonomia econômica e social de mulheres em situação de vulnerabilidade ou expostas à violência doméstica e familiar.
Entre as diretrizes do Programa estão: promoção da igualdade de gênero e dos direitos das mulheres no mundo do trabalho; erradicação de todas as formas de discriminação e violência contra as mulheres; estímulo à qualificação profissional, à empregabilidade e à geração de renda; valorização do protagonismo e engajamento das mulheres no planejamento e execução de suas trajetórias socioeconômicas; interiorização das ações em todos os municípios do Estado, com sua participação ativa no desenvolvimento e execução das iniciativas; e incentivo à autonomia econômica como elemento estruturante para a superação do ciclo de violência doméstica e familiar.
Especificamente sobre os objetivos, a ideia é promover a inserção das mulheres no mercado de trabalho por meio da qualificação técnica e profissional; garantir condições favoráveis para que as mulheres escolham suas profissões e planejem seus futuros com autonomia e dignidade.
Além disso, a matéria busca reduzir desigualdades sociais e econômicas, com foco nas chefes de família que enfrentam barreiras estruturais de acesso ao trabalho e à renda. Por fim, facilitar o rompimento do ciclo de violência por meio do fortalecimento econômico das mulheres e suas famílias.