A edição desta quarta-feira, 29, do Diário Oficial da União (DOU) traz a publicação do edital do aguardado concurso unificado da Justiça Eleitoral, oferecendo 389 vagas em todo o país.
Destas, 116 são destinadas aos cargos de analista judiciário, incluindo vagas específicas para o Tribunal Eleitoral do Acre (TRE/AC), enquanto outras 273 vagas são para cargos de técnico judiciário, além da formação de cadastro reserva.
As provas estão programadas para ocorrerem em todo o território nacional no dia 22 de setembro de 2024, com o período de inscrições aberto de 4 de junho a 18 de julho.
O edital estipula que os cargos, abrangendo diversas especialidades, serão distribuídos entre os tribunais participantes, entre eles o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e 26 tribunais regionais eleitorais (TREs).
O único TRE que ficou de fora foi o de Tocantins, devido à existência de um concurso válido em andamento para o órgão.
Para garantir a equidade, as normas gerais para o certame foram estabelecidas pela Resolução TSE nº 23.724, de 10 de outubro de 2023, que reserva 20% das vagas para pessoas negras, 10% para pessoas com deficiência e 3% para pessoas indígenas.
O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) será responsável pela organização do certame.