O atual prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL) foi matematicamente reeleito neste domingo (6) com 54,71% dos votos válidos, de um total de 94,11% das urnas apuradas. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O emedebista Marcus Alexandre obteve 34,76% dos votos válidos. Emerson Jarude (Novo), 7,26%, e Jenilson Leite (PSB), obteve 3,27% dos votos válidos.
Com isso, Tião Bocalom vai comandar a capital acreana pelos próximos quatro anos. Mais cedo, antes de votar, Bocalom disse que sua campanha foi baseada na “verdade” e com “os pés no chão”.
"Estamos felizes porque fizemos uma campanha linda, na paz e com os pés no chão, sempre falando a verdade e mostrando o que fizemos e que vamos fazer muito mais a partir do próximo ano. Essa eleição será decidida no primeiro turno", disse Bocalom.
Tião Bocalom teve o apoio do governador Gladson Cameli (PP), dos senadores Alan Rick (UB/AC) e Márcio Bittar (UB/AC) e da maioria dos deputados federais. Mas, o seu maior cabo eleitoral foi o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em março deste ano, Bolsonaro esteve no Acre em extensa agenda, sendo uma delas assinando a ficha de filiação de Tião Bocalom no Partido Liberal.
Recentemente, a esposa de Jair Bolsonaro, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro esteve em Rio Branco em um ato em frente ao Palácio Rio Branco, chancelando o apoio da família à candidatura de Bocalom.
Após 100% das urnas apuradas, o resultado final foi este.