..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Comissão da Aleac aprova entrega de Comenda a pecuarista suspeito de financiar manifestantes em frente a quartel

Comissão da Aleac aprova entrega de Comenda a pecuarista suspeito de financiar manifestantes em frente a quartel

A Comissão de Legislação Agrária da Assembleia Legislativa do Acre aprovou a destinação da Comenda de Ordem ao Mérito de Agronegócio ao pecuarista Jorge Moura. O projeto de resolução é do deputado estadual Nicolau Júnior (PP).

Jorge Moura é considerado um dos maiores pecuaristas da região Norte. Em 2016, iniciou o plantio de milho e cana de açúcar. Em 2019, iniciou o plantio de soja. Além disso, Jorge Moura se dedica ao plantio de outras culturas.

Em 2022, o jornal Estado de São Paulo apontou o pecuarista como um dos financiadores de pessoas “antidemocráticas”, que se acamparam próximas ao 4º Batalhão de Infantaria e Selva (4º BIS). De acordo com a reportagem assinada pelos jornalistas Rayssa Motta e Fausto Macedo, os fazendeiros Jorge Moura, o rei da soja, e Henrique Luis Cardoso Neto, são apontados como os principais financiadores de protestos contra o resultado da eleição para presidente.

A matéria do jornal paulista atribuiu, ainda, uma frase ao procurador-geral do Ministério Público do Acre, Danilo Lovisaro, em que ele afirma ter “certeza de que os atos antidemocráticos estão sendo financiados por fazendeiros do agronegócio”.

O relatório da Polícia Militar encaminhado ao Supremo Tribunal Federal, à época, ressalta que pelo menos 90 manifestantes [em forma de rodízio] participaram dos atos contra a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva para a presidência, em frente ao 4º Batalhão de Infantaria e Selva (4º BIS), em Rio Branco.