O projeto de mobilidade urbana implementado pela prefeitura e que começou a ser desenvolvido na capital acreana ganhou mais um capítulo. Com objetivo de dar maior fluidez ao trânsito de Rio Branco, o prefeito Tião Bocalom, e o superintendente da RBTrans, Benício Dias, apresentaram, na manhã da última sexta-feira, 12, os sistemas de semáforos inteligentes que integrarão o trânsito da capital.
Segundo Dias, foram adquiridos 60 grupos semafóricos que serão instalados em pontos de maior fluxo de veículos, proporcionando assim maior fluidez ao tráfego de veículos nessas regiões, afirmando ainda que com a medida o trânsito ficará "muito mais tranquilo".
“Este sistema inteligente cuidará de distribuir os veículos conforme a necessidade daquele cruzamento. Ele sozinho consegue fazer a leitura de qual a via tem maior tráfego e passará esses veículos segurando a outra via até que o trânsito se equilibre. Vai fazer um rodízio entre as esquinas, comportamento realizado autonomamente pela inteligência artificial”, explicou o superintendente.
Inicialmente, serão instalados dois sistemas semafóricos para teste, um na Avenida Ceará, próximo à Agroboi e outro em frente ao terminal urbano. A previsão é que nos próximos meses todos os semáforos estejam instalados nas principais vias da cidade.
O investimento foi de 3 milhões de reais, recursos próprios.
O prefeito Tião Bocalom acrescentou ainda que a integração tornará Rio Branco uma cidade mais moderna e com um trânsito mais seguro e que outras ações ainda serão implementadas até o final do ano e destacou que: "A mobilidade urbana é crucial em uma cidade que quer ser moderna e atualizada. São três milhões de investimento nesses equipamentos, 60 câmeras inteligentes e duas super inteligentes, que controlarão o fluxo, liberando ou não o trânsito naquele sentido."
O prefeito ainda afirmou que Rio Branco é a sétima cidade brasileira a adotar esse sistema de câmeras inteligentes.
"Estou feliz com isso, pois somos considerados a terceira capital mais pobre do Brasil, mas acredito que seremos a capital mais inteligente, bonita e organizada da região norte. Se Deus quiser”, concluiu.