Comunistas de todo o Brasil comemoram nesta terça-feira (25) os 103 anos de fundação do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). No Acre, não é diferente. O ato de comemoração acontece na sede da sigla, em Rio Branco, que fica na Travessa Campo do Rio Branco, nº 344, bairro Capoeira, a partir das 18 horas.
O presidente da executiva estadual, ex-deputado Eduardo Farias, destacou a trajetória do partido. Disse que o PCdoB sempre esteve presente nas lutas do povo brasileiro, na defesa das riquezas nacionais e de sua gente.
“Eu defino a luta do PCdoB, nestes 103 anos de história, como uma luta que se confunde com a história do Brasil. O PCdoB tem uma marca de que sempre foi a favor do Brasil. Ele sempre lutou pelo Brasil: pelo ‘Petróleo é Nosso’, a luta pela redemocratização, a luta pela indústria nacional, a luta pelos componentes mais caros dos brasileiros, que é a sua cultura, a sua arte, a religiosidade”, pontuou.
Ainda de acordo com Eduardo Farias, o PCdoB é necessário. “Eu defino como um partido fundamental para o Brasil, porque sempre defendeu a democracia, as liberdades. O PCdoB é indispensável ao Brasil”.
Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de junho de 2023, apontam que o PCdoB tinha o terceiro maior número de filiados no Acre, ficando à frente de partidos como o Progressistas. De acordo com o levantamento, o número de filiados passa de 7.036. O Progressistas registrava 6.982 membros. O Partido dos Trabalhadores liderava com 8.835 filiados, contra 8.531 do Movimento Democrático Brasileiro (MDB).