..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

CONHEÇA SOCORRO NERI, DO PSB, CANDIDATA A PREFEITA DE RIO BRANCO

CONHEÇA SOCORRO NERI, DO PSB, CANDIDATA A PREFEITA DE RIO BRANCO

Maria do Socorro Neri Medeiros de Souza é natural de Tarauacá (AC), e nasceu no dia 19 de maio de 1966. Formada em Pedagogia, é doutora em Educação, e já tem história origem política: a mãe dela, Adelaide da Rocha Neri, foi deputada federal. Socorro Neri se mudou com a família para Rio Branco na década de 1970, onde pretendia estudar e trabalhar.

Filiada ao PSB, é a segunda vez que Socorro Neri se candidata a um cargo majoritário. Em 2016 foi eleita vice-prefeita ao lado de Marcus Alexandre (PT), que deixou o cargo para concorrer ao governo do Acre em 2018. O petista foi derrotado por Gldason Cameli (Progressistas), que quebrou a hegemonia de 20 anos da esquerda no comando do estado.

Antes de se filiar ao PSB, Socorro Neri teve uma breve passagem pelo PSDB, onde era cotada para ser candidata a prefeita com o apoio do então deputado federal Major Rocha, atual vice-governador do Acre. Socorro Neri, convencida pelo ex-governador Tião Viana (PT), deixou a sigla e se refugiou no PSB do ex-vice-governador e ex-deputado federal Cesar Messias.

Na carreira profissional, mantém no currículo várias experiências. Exerceu funções nas três esferas de governo, dentre outras, as funções de secretária Municipal de Assistência Social de Rio Branco, Superintendente Estadual da Legião Brasileira de Assistência Social (Governo Federal), diretora do Departamento de Ensino Supletivo (Governo Estadual). Na Ufac também ocupou o cargo de vice-reitora e de pró-reitora de graduação.

Uma das bandeiras de Socorro Neri enquanto prefeita é a valorização dos profissionais da rede municipal de ensino. Em dois anos à frente da prefeitura, Neri efetivou todos os professores do município e tornou a capital acreana a primeira do país sem professores provisórios. A capital acreana também manteve boa avaliação no Ideb, que avalia o sistema de ensino. Neri quer criar 800 novas vagas em creche já em 2021.

Quando o assunto é gestão, Socorro Neri conseguiu pontuar bem: a maior cidade do Acre está em dias com as diretrizes de responsabilidade fiscal, garantindo os repasses às áreas prioritárias conforme os ditames constitucionais, até o volume de investimentos e racionalização do erário público, destaca o plano de governo da candidata. Diante disso, a cidade conseguiu fazer investimentos com recursos próprios, após o enxugamento da máquina.

Socorro Neri promete implantar a segunda refeição no Programa de Alimentação Escolar, visando melhoria nutricional dos estudantes da Rede Municipal de Ensino. Também pretende, dentre outras coisas, criar dispositivos de combate à evasão escolar, melhorar o transporte escolar rural, por meio da aquisição de novos ônibus escolares, e, ainda, consolidar o Programa de Atendimento Pedagógico Domiciliar, da Educação Especial.

socorro vota 01

Na área de saúde, Neri quer um novo mandato de quatro anos para ampliar a capacidade do Centro de Atendimento ao Autista Mundo Azul. Também promete que, se eleita, vai implantar um ambulatório com atendimento especializado em Saúde do Idoso, no Segundo Distrito de Rio Branco. Também promete criar um Centro de Referência em Saúde do Trabalhador e criar o Programa de Saúde Rural.

Na área de Assistência Social, a socialista pretende implantar Programa Municipal de Inclusão Socioprodutiva para o público do SUAS. Quer também I m p l a n t a r uma Unidade de Acolhimento ao Idoso. Socorro Neri promete fortalecer as políticas de proteção das mulheres, da juventude e de igualdade social. Apesar disso, quando assumiu o cargo em 2018, extinguiu as secretarias que existiam com esse fim, e justificou ao dizer que geraria economia, mas as políticas não seriam descontinuadas.

No setor de Cultura, pretende fortalecer o Sistema Municipal, promete editar, anualmente, o Calendário Cultural de Rio Branco, com realização de eventos, e ainda, realizar concurso público para Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil. Socorro também quer criar o Programa Rua Cultural para realização, aos domingos e feriados, de atividades culturais, de esporte e lazer, feiras de artesanato entre outros, com apresentações, mostras e festivais artísticos.

No quesito saneamento, Socorro Neri promete criar o Plano Municipal de Saneamento Básico (água e esgoto) de Rio Branco. Na área de zeladoria, deseja ampliar as ações integradas de zeladoria nas regionais administrativas da cidade. Na área de infraestrutura, pretende revisar o Plano Diretor Participativo, atualizando-o para a nova dinâmica e desafios do Município.

Na habitação, promete implantar o Programa Morar Melhor, que consiste na doação de lotes urbanizados, construção e/ou reforma de unidades habitacionais. Já na área de mobilidade urbana, Socorro Neri diz que vai elaborar o Plano de Mobilidade Urbana de Rio Branco e mudar a configuração da malha de linhas de ônibus, do atual sistema radial (linhas que ligam o Terminal Central diretamente aos bairros), para o sistema Tronco Alimentado (linhas troncais que ligam o Terminal Central aos Terminais de Integração nos bairros).

Para o setor de produção e agricultura familiar, Neri pretende fortalecer o Programa de Formação em Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) nas cadeias produtivas prioritárias; quer também criar o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, visando ampliar a participação e controle social em políticas públicas, e construir os mercados municipais nas regionais Calafate e São Francisco, ambos com projetos elaborados e recursos garantidos.

Se for eleita, Socorro Neri (PSB) completará um ciclo de 20 anos da esquerda comandando a prefeitura. Desde 2005, a capital do Acre foi administrada por Raimundo Angelim (PT), por dois mandatos, seguido por Marcus Alexandre (PT), que tomou posse em 2013. Reeleito em 2016, acabou renunciando ao cargo em 2018 para disputar o governo, mas acabou perdendo. Socorro Neri, do PSB, assumiu a prefeitura completando os 16 anos de comando. Agora, tenta a reeleição.