A conselheira Dulcinéa Benício foi eleita nesta quinta-feira, 5, por aclamação, durante sessão Especial do Pleno, para presidir o Tribunal de Contas do Estado (TCE-AC) no biênio 2025-2026. O conselheiro Ronald Polanco foi eleito vice-presidente.
Na mesma sessão, a conselheira e os membros que compõem a gestão, foram empossados. Após a votação, ela agradeceu a confiança dos pares, se dirigiu à sociedade afirmando sobre o compromisso de agir com lealdade e responsabilidade, e de encarar o desafio buscando estabelecer pilares dentro dos princípios e valores que devem reger uma instituição como o TCE.
“Agradeço profundamente a confiança que me foi depositada. Vamos dar o melhor que temos à nossa sociedade e aos jurisdicionados. A mudança de gestão não deixa de ser um desafio porque ela é um servir. Quero também reafirmar meu compromisso com uma gestão que valorize a continuidade das iniciativas exitosas das gestões anteriores, trabalhando pela redução das desigualdades e fortalecimento da democracia. Estamos plenamente conscientes dos desafios que nos aguardam, mas tenho a certeza de que, juntos, por meio do diálogo e da colaboração, avançaremos ainda mais na missão de fortalecer o controle externo. Nosso compromisso é dar o melhor que temos enquanto instituição”, destacou.
Atual presidente, o conselheiro Ribamar Trindade parabenizou a conselheira, desejando sucesso e êxito na gestão, enfatizando seu senso de justiça e conhecimento técnico.
“Sua trajetória nos dá a certeza de que o próximo biênio será marcado pelo compromisso com os princípios que regem esta Corte e pela busca constante de melhorias para a sociedade acreana. Sua eleição reflete não apenas sua competência, mas também o respeito e a confiança de seus pares. Desejo-lhe uma gestão abençoada e de grandes realizações. Que Deus continue iluminando suas decisões, fortalecendo sua liderança e guiando seus passos em cada desafio”, disse o presidente.
Durante o processo eleitoral, cujos votos foram expressados de forma aberta, também foram escolhidos os membros das duas Câmaras de Contas, e seus respectivos presidentes, além da diretora da Escola de Contas, o corregedor e o ouvidor.
Composição para o biênio 2025-2026
Presidente: conselheira Dulcinéa Benício
Vice-presidente: conselheiro Ronald Polanco
Corregedor: conselheiro Ribamar Trindade
Diretora da Escola de Contas: conselheira Naluh Gouveia
Ouvidor: conselheiro Antônio Cristovão
1ª Câmara: conselheiro Antonio Jorge Malheiro
2ª Câmara: conselheiro Valmir Ribeiro
Trajetória
Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Acre, Dulcinéa Benício é pós-graduada em Direito Constitucional e possui um MBA em Gestão no Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Participou de cursos renomados, como o APG Internacional "A Essência da Gestão" (AMANA-KEY), e possui formação em áreas como inteligência de controle, gestão pública avançada e combate à corrupção e à lavagem de dinheiro.
Ela ocupou cargos de relevância como procuradora jurídica do município de Rio Branco, além de também desempenhar funções de assessora especial para assuntos jurídicos no gabinete do governador. Foi e vice-presidente do TCE-AC, em 2011-2012. Além disso, foi diretora da Escola de Contas, no biênio 2017-2018, ouvidora do TCE nos anos de 2021-2022, e corregedora do Tribunal no biênio 2023-2024.