..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Conselheiros do TCE condenam Marilete ao pagamento de multa por falta de transparência

Conselheiros do TCE condenam Marilete ao pagamento de multa por falta de transparência

Os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE/AC) condenaram a prefeita de Tarauacá, Marilete Vitorino, ao pagamento de multa na ordem de R$ 7.140,00 por não dar publicidade a um ato dela referente ao edital de Tomada de Preços nº 004/2018.

Além da multa, os autos foram encaminhados ao Tribunal de Contas da União, responsável por acompanhar a aplicação de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), ou seja, recursos federais.

Os membros da Corte de Contas acentuam que “em face da ausência de publicidade e transparência dada à aplicação dos recursos transitados pelo orçamento municipal”, os atos de prefeita “estão sujeitos às regras de transparência definidas por este Tribunal”.

A denúncia de que a gestora não teria cumprido o rito legal que envolve a administração pública foi apresentada pela empresa Terra Nova Construção Comércio Importação e Exportação LTDA.

A decisão de condenar Marilete ao pagamento de multa foi unânime. Além disso, os conselheiros pedem que sejam comunicados da decisão a gestora, a Câmara Municipal de Tarauacá e o Ministério Público do Acre. Eles também pedem, ainda, que a Diretoria de Auditoria Financeira e Orçamentária (Dafo), do TCE, verifique o cumprimento da Lei de Acesso à Informação pelo Município.

A acórdão foi publicado no Diário Eletrônico do Tribunal de Contas do Estado desta segunda-feira, 20.