..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Conselho Nacional dos Direitos Humanos pede suspensão de reintegração de posse no Irineu Serra

Conselho Nacional dos Direitos Humanos pede suspensão de reintegração de posse no Irineu Serra

O Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH), por meio de seu presidente, André Carneiro Leão, encaminhou ofício ao governador Gladson Cameli, solicitando a imediata suspensão das ações de reintegração de posse em andamento nos bairros Defesa Civil e Irineu Serra.

Além disso, o CNDH propõe a instalação de uma mesa de mediação do conflito, com a participação do próprio Conselho e do Ministério da Justiça.

De acordo com a declaração emitida pelo CNDH, as operações de desocupação que foram iniciadas pelo governo do Acre nesta terça-feira, 15, demonstram características de despejo forçado e violento.

Tais ações, conforme a avaliação, não estão em conformidade com as diretrizes estabelecidas na Resolução nº 10, de 17 de outubro de 2018. Essa resolução aborda especificamente as medidas preventivas e soluções que garantam os direitos humanos em situações de conflitos fundiários coletivos rurais e urbanos.

A decisão para a reintegração de posse das duas áreas pertencentes ao Estado é do juiz Anastácio Menezes Filho, do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), após a Procuradoria Geral do Estado (PGE) ingressar com pedido de reintegração.

WhatsApp_Image_2023-08-15_at_17.54.45.jpeg

WhatsApp_Image_2023-08-15_at_17.55.23.jpeg