..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Conselho vota retirada de nomes de pessoas ligadas à ditadura militar de blocos da Ufac

Conselho vota retirada de nomes de pessoas ligadas à ditadura militar de blocos da Ufac

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Acre (UFAC) vota, nesta terça-feira (8), a partir das 14h30, em sessão pública, o relatório da comissão presidida pelo professor Francisco Bento da Silva sobre os prédios do campus cujos nomes homenageiam a quem contribuiu com a ditadura civil-militar (1964-1985) no Brasil.

O relatório decorre de uma determinação do Ministério Público Federal (MPF) para que os dados fossem coletados por Comissão Especial do MPF/UFAC. São 20 os nomes de colaboradores da ditadura cujas homenagens o MPF quer cancelar com base em lei federal. Paradoxalmente, as sessões do Consu continuam sendo realizadas virtualmente, mesmo após o arrefecimento da pandemia de Covid-19 e quando todas as demais atividades da instituição já foram retomadas presencialmente. A sessão pública pode ser acompanhada por qualquer cidadão interessado no tema.

Os nomes de colaboradores da ditadura cujas homenagens o MPF quer cancelar com base em lei federal são os seguintes: Áulio Gélio Alves de Souza (o único vivo), Geraldo Gurgel de Mesquita, Jorge Kalume, Francisco Wanderley Dantas, João de Mendonça Furtado, Omar Sabino de Paula, Rubem Carlos Ludwig, Joaquim Pessoa Igreja Lopes, Zaqueu Machado de Almeida, José Guiomard dos Santos, Edmundo Pinto de Almeida Neto, Joaquim Falcão de Macedo, Mário David Andreazza, Jarbas Passarinho, Euclydes de Oliveira Figueiredo, Sérgio Mário Pasquali, Edilberto Parigot de Souza Filho, Augusto Cézar Sá da Rocha Maia, Félix Bestene Neto e Esther de Figueiredo Ferraz.