A jornalista e consultora ambiental Julie Messias e Silva vai assumir a Diretoria Executiva do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC). Ela é formada em Comunicadora Social, com atuação há mais de 12 anos na área de gestão ambiental e políticas públicas internacionais. Messias vem para fortalecer o trabalho desenvolvido por Carlitos Cavalcanti na presidência do IMC.
Em sua formação profissional tem trabalhos realizados junto a órgãos e entidades como: Organização das Nações Unidas (ONU) via Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Organização do Tratado de Cooperação Amazônica Unidas (OTCA), Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) do Governo Americano, Ford Fundation, Earth Innovation Institute (EII), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), NASA, UF – University of Florida, MOORE – Gordon and Betty Moore, entre outros.
Julie Messias foi responsável pela agenda do governador durante o encontro Anual da Força-Tarefa dos Governadores pelo Clima e Florestas (GCF-TF) realizada em março, na Colômbia. O governador e sua comitiva cumpriram agenda com representantes de grandes institutos e governos da Noruega, Califórnia, Alemanha e outros, abrindo portas para futuras parcerias e alavancagem de recursos para o Estado.
A indicação de Julie na diretoria do IMC sinalizou positivamente para a comunidade internacional que faz aportes significativos em programas do Estado, como o banco alemão KfW.
Na semana passada, Julie Messias esteve com o presidente do IMC, Carlitos Cavalcanti, no Ministério do Meio Ambiente apresentando o Programa REM do Acre, que premia os esforços na redução do desmatamento. Para execução já tem pouco mais de R$ 60 milhões para implementação dos Subprogramas Território da Pecuária Diversificada Sustentável, Território da Produção Familiar Sustentável e Território indígena.