Convertido ao desenvolvimento sustentável, o governador Gladson disse nesta quinta-feira (11), momentos antes do início da abertura do 27º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, no auditório do Detran (antiga Faao), em Rio Branco, que o evento tem como um de seus objetivos cobrar o governo federal pautas de investimentos observando as particularidades da região amazônica.
“Sustentabilidade, meio ambiente, crédito de carbono e infraestrutura. São as nossas grandes pautas. Então a gente quer realmente uma união para fazer pressão ao governo federal daquilo que interessa a nossa região. É uma sequência que realmente a gente tem que estar cobrando, mostrando, porque muitas vezes eu falo dos nossos problemas quando as pessoas não conhecem a nossa realidade. E aí é uma oportunidade e nós estamos antenados. Você vê que a própria Assembleia, o Poder Legislativo, o Judiciário, o Executivo, nós temos pautas aqui também, falando de meio ambiente, regularmente. Regularização fundiária, infraestrutura, geração de emprego, preservar, mas gerar emprego. Essa é a nossa grande pauta. E preparar para a COP-30.”
O evento contará com a participação dos ministros Marina Silva (Meio Ambiente e Mudanças do Clima), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) e Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome); e Aloizio Mercadante, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Também estarão no encontro, além do anfitrião, o governador Gladson Cameli, outros sete governadores de estados da Amazônia Legal: Helder Barbalho, do Pará; Wilson Lima, do Amazonas; Carlos Brandão, do Maranhão; Wanderlei Barbosa, do Tocantins, Antonio Denarium, de Roraima; Clécio Luis, do Amapá; Mauro Mendes, do Mato Grosso; e o vice-governador de Rondônia, Sérgio Gonçalves.