A Cooperativa de Cafeicultores do Vale do Juruá (Coopercafé) assinou na noite desta quinta-feira (1), no Espaço Indústria da Expoacre Juruá, o termo de acordo à Política de Incentivo às Atividades Industriais no Estado do Acre (Copiai), que garante incentivos fiscais e concessões de áreas para indústrias acreanas.
O acordo visa o incentivo na modalidade de financiamento direto ao contribuinte, limitado ao total do investimento fixo realizado, mediante nível de redução de 95% (noventa e cinco por cento) dos saldos devedores do ICMS próprio, nos termos da Lei Nº. 1.358, de 29 de dezembro de 2000.
A Copiai é um órgão vinculado à Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia, do Governo do Estado do Acre (SEICT), e tem como objetivo alavancar o crescimento do setor industrial do Estado, propiciando um incremento da geração de emprego e renda.
Para o secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanipal Mesquita, os incentivos servem como fomento à geração de novas oportunidades. Ele destaca que, desde a criação da Copiai, mais de 160 empresas já foram beneficiadas.
O titular da SEICT destacou que a determinação do governador Gladson Cameli é de diminuir embaraços ao setor produtivo e, dentro da legalidade, encorajar o desenvolvimento industrial e comercial.
“Uma série de benefícios ocorre nesta relação. Além da geração de empregos, podemos citar a redução nas desigualdades regionais, além de possibilitar, com os novos produtos, maior exportação e superávit da balança comercial”, concluiu Assurbanipal Mesquita.
O presidente da Coopercafé, Jonas Lima destacou a importância desse incentivo para impulsionar a cooperativa.
“Um dia muito importante para nossa cooperativa porque vamos ter esse incentivo do Governo do Estado. Esse projeto é um ato social para os produtores rurais, vai garantir que os pequenos tenham iguais condições que os grandes produtores. Quero agradecer ao Sistema OCB que viabilizou nossa adesão a Copiai e também à equipe do Governo pela agilidade de todo o processo para nossa entrada”, disse.