..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Coronel que fechou leitos do SUS na Santa Casa de Pelotas é nomeado para comandar a Fundação Hospitalar

Coronel que fechou leitos do SUS na Santa Casa de Pelotas é nomeado para comandar a Fundação Hospitalar

Mônica Machado aplica rasteira em Bestene e importa coronel do Rio Grande do Sul para gerir a Fundhacre

Com a saída de Lúcio Brasil da superintendência da Fundhacre, o coronel Lauro Melo, que atuou como provedor da Santa Casa de Pelotas (RS), foi nomeado pelo governador Gladson Cameli (PP), nesta quinta-feira (22) para comandar o maior hospital de alta complexidade do Acre. O decreto de nomeação está no Diário Oficial do Estado (DOE).

Com as bençãos da secretária de Saúde, Mônica Machado, Lauro Melo é mais um militar que chega para gerir a Saúde sob o olhar atento e apreensivo dos servidores e pacientes.

O histórico de Lauro Melo na gestão em Saúde não é bom. Enquanto provedor da Santa Casa de Pelotas, ao invés de abrir novos leitos, ou trabalhar para manter os existentes, ele optou por fechar 19 dos 25 leitos que atendiam o SUS alegando ‘crise financeira’.

Na época, Lauro Melo culpou o governo gaúcho por não repasse recursos para a Santa Casa. Além da maternidade, os 30 leitos que atendiam a parte clínica do SUS também sofreram fechamento.

Lauro Melo chega ao Acre com o desafio de manter os serviços de hemodiálise funcionando, as cirurgias de alta complexidade como os transplantes, além de organizar toda rede de atendimento aos pacientes que vem do interior em busca de atendimento especializado no Hospital das Clínicas.

Cogita-se nos bastidores, que Mônica Machado trabalha pela terceirização da Saúde Pública do Acre, ao colocar pessoas da sua estrita confiança para gerir pastas estratégicas.