O corpo do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Rio Branco, Luiz Pereira, é velado nesta segunda-feira, 17, no hall da Assembleia Legislativa do Acre. O sepultamento ocorre às 16h30 no cemitério Morada da Paz.
Luiz Pereira morreu na madrugada desta segunda-feira vítima de um câncer, no Hospital Santa Juliana, em Rio Branco. Ele tinha 70 anos.
O ex-prefeito lutava contra um câncer na região do pâncreas e o fígado há quase cinco anos. Ele chegou a ser submetido a uma cirurgia durante uma série de tratamentos contra a doença no Hospital A.C Camargo em São Paulo em 2015. Em 2019 sofreu um AVC. De lá para cá seu quadro clínico piorou bastante.
Economista formado pela Universidade Federal do Acre, Luiz Pereira era conhecido por sua capacidade de entender a política local como poucos. Não à toa recebeu o apelido de "Filósofo do Abunã." Foi deputado estadual de 1983 a 1987 e prefeito de Plácido de Castro duas vezes entre 1989 e 1992 e 1997/2000. Também foi presidente da Colonacre(Companhia de colonização do Acre) e da Fades (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Econômico Social do Acre) durante o governo Orleir Cameli. Luiz Pereira também é fundador da Assermurb. Na prefeitura de Rio Branco, exerceu os cargos de secretário de Administração e Finanças na gestão de Adauto Frota.
Luiz Pereira deixa a esposa Sirlei Paiva com quem foi casado por 50 anos e ainda os filhos Ana Paula, Jorge Luiz, Luiz Pereira Júnior, Márcio Pereira e Golbery Paiva.