O secretário de Governo, Alysson Bestene, participou nesta terça-feira, 24, da solenidade de comemoração dos 37 anos da criação do Imac (Instituto de Meio Ambiente do Estado do Acre). A autarquia estadual foi criada através da lei nº 851, de 23 de outubro de 1986 e tem como princípio básico executar a política ambiental do Estado.
Com a criação do Imac, o Estado passou a substituir o Governo Federal em ações como licenciamento, monitoramento, fiscalização e educação ambiental que antes eram atribuições do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente).
Em nome do governador Gladson Cameli, Alysson parabenizou a todos pelo evento, lembrando que o Imac é entre os órgãos do governo aquele cujo trabalho está sempre em evidência pelo fato de o Acre ser um estado essencialmente florestal.
“É notório o trabalho da Sema e do Imac no combate e prevenção ao desmatamento e às queimadas. Neste ano conseguimos uma significativa redução do índice de queimadas e já estamos debruçados sobre outro problema de ordem ambiental que é esta crise da seca, momento em que o órgão amplia sua importância estratégica entre os órgãos do Governo”, comentou Alysson.
O presidente do Imac, André Hassem, lembrou que atualmente o Imac é uma autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) onde é o protagonista na execução de atividades em prol do desenvolvimento ambiental.
“Sema e Imac atuam de forma integrada em importantes ações como Cadastro Ambiental Rural (CAR), controle ambiental, reposição florestal, gestão de recursos hídricos, educação ambiental e outras”, comentou o presidente do Imac, André Hassem. Participaram do evento, a secretária de Meio Ambiente, Julie Messias e o diretor da Cageacre, Pádua Bruzugu.