..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

David Hall avalia pesquisa Delta/NH: “Estar na frente em pré-campanha não significa nada”

David Hall avalia pesquisa Delta/NH: “Estar na frente em pré-campanha não significa nada”

O professor David Hall, pré-candidato a governador do Acre pelo Cidadania, considera seu desempenho revelado na pesquisa Delta/Notícias da Hora bastante positivo. Ele ficou surpreso ao ver que aparece na pesquisa estimulada, que é aquela em que o entrevistador não cita os nomes dos candidatos, com 0,23% da intenção de votos ao lado do deputado federal Flaviano Melo, a quem o professor chama de “dinossauro” da política local.

Hall não quis citar seus adversários, mas afirmou que estar na frente durante a pré-campanha não quer dizer que o candidato está eleito. O professor citou exemplos recentes de Marina Silva e Minoru Kinpara.

“Sou extremamente otimista. Eu vi que o nosso nome aparece empatado com o dinossauro Flaviano Melo numa pesquisa espontânea. Eu acho que isso é um feito extraordinário, fruto do nosso trabalho que a gente está fazendo. Eu não vou comentar a pontuação dos outros candidatos porque não me interessa. A gente já viu esse filme antes, esse lance de você está à frente nas pesquisas ainda na pré-campanha não significa absolutamente nada. A gente já viu aí resultado de eleições passadas onde a Marina Silva estava em primeiro colocada e quando veio as eleições ela ficou em quinto lugar. Também tivemos o caso do Minoru Kinpara que estava em primeiro em todas as pesquisas e veio as eleições ele terminou em terceiro lugar.”

A pesquisa

A pesquisa divulgada neste domingo (14) pelo Notícias da Hora mostra que Gladson Cameli lidera com 21,85% dos votos na corrida pela reeleição. Jorge Viana (PT) aparece com 6,01%, contra 2,54% de Mara Rocha (PL). O senador Sérgio Petecão aparece com 2,20%. O deputado estadual Jenilson Leite (PSB) tem 0,35% dos votos. Flaviano Melo (MDB) e David Hall (Cidadania) têm 0,23%, cada. Nilson Euclides, professor da Universidade Federal do Acre e cientista político, não pontuou.
Outros (0,46%), Brancos e Nulos (3,01%) e Não sabem responder representam 63% dos entrevistados.

Já na pesquisa estimulada, quando os candidatos citados são apresentados pelo pesquisador ao entrevistado, Gladson lidera com 49,02%, Jorge Viana (15,14%), Mara Rocha (8,67%), Petecão (6,94%), Flaviano (2,54%), Jenilson Leite (1,27%), David Hall (0,58%) e Nilson Euclides (0,00%). Brancos e Nulos (6,24%) e Não sabe responder ((9,60%).

Quando o cenário pesquisado só inclui Gladson Cameli, Sérgio Petecão, Flaviano Melo, Mara Rocha e Jenilson Leite, o resultado é este: Gladson (55,14%); Mara Rocha (10,64%); Petecão (8,90%); Flaviano (3,82%); Jenilson (2,20%). Brancos e Nulos (10,40%); Não Sabem (8,90%). Neste cenário não aparecem o ex-senador Jorge Viana (PT), Nilson Euclides e David Hall.

Neste outro cenário da estimulada, o ex-senador Jorge Viana aparece no lugar de Jenilson Leite. O governador Gladson Cameli volta a liderar com 55,38%; Jorge Viana 16,76%; Petecão 9,25%; Flaviano Melo 2,89%; Brancos e Nulos somam 7,51%; Não sabem: 8,21%.