..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Decisão de Luiz Fux susta posse de Ribamar no Tribunal de Contas do Estado

Decisão de Luiz Fux susta posse de Ribamar no Tribunal de Contas do Estado

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, suspendeu a eficácia do mandado de segurança deferido pelo desembargador Roberto Barros do TJ acreano em favor de José Ribamar Trindade. Barros mandou o presidente do TCE/AC Cristovão Messias empossar Trindade em 48 horas.

A Corte de Contas recorreu ao Supremo e o ministro deferiu pela suspenção da eficácia e execução da decisão proferida por Barros.

Fux determinou, ainda, que Ribamar Trindade não pode ser empossado no cargo de conselheiro titular até que o processo tenha transito em julgado.

“Defiro o pedido de tutela provisória para suspender a eficácia e a execução da decisão proferida nos autos do Mandado de Segurança nº 1001997-02.2020.8.01.0000, em trâmite perante o Tribunal de Justiça do Estado do Acre, até o trânsito em julgado da referida ação. Comuniquem-se com urgência. Após, notifiquem-se os interessados para manifestação. Na sequência, abra-se vista dos autos à Procuradoria-Geral da República”, disse o ministro pedir uma análise do processo pela PGR.

Na sexta-feira, dia 4, a 2ª Turma do STF analisa o caso e decide se Ribamar será empossado ou não no cargo de conselheiro. Há uma resistência ao nome dele dentro do TCE/AC. Os membros da Corte acreditam que a 6ª vaga é do Tribunal de Contas e não de livre nomeação do Poder Executivo.