A deputada federal Socorro Neri criticou nesta quinta-feira, dia 16, a decisão do prefeito Tião Bocalom de assumir o serviço de água e esgoto de Rio Branco no primeiro ano de mandato dele, ainda em 2021, mesmo que o sistema tenha problemas graves a serem resolvidos. A situação inclusive já foi tornada pública pelo próprio prefeito da capital.
A declaração de Socorro Neri foi dada durante o podcast Papo Informal, transmitido pelo Notícias da Hora, enquanto a parlamentar federal comentava sobre a problemática instalado no setor hídrico de todo o país, principalmente em razão do verão rigoroso que assola o país. Vários bairros da cidade reclamam sobre o desabastecimento das comunidades.
“Eu dizia que a administração municipal não tomou uma decisão adequada ao assumir a responsabilidade do abastecimento e do esgoto da cidade de Rio Branco. Penso que o assunto deveria ter sido tratado entre as três esferas, e tem muitos bairros que não têm água”, frisa a deputada.
Ainda segundo Neri, que já foi prefeita da capital do Acre, há ao menor três problemáticas enraizadas no sistema municipal: “Nós temos um problema grave de captação, e um colapso, que é o problema do sistema de esgoto, que é um problema que requer investimentos altíssimos e nossa prefeitura não tem condições de fazer esses investimentos, e quem sofre é a população”, conclui.