O Diário Oficial publicou nesta quinta-feira, dia 26, novo decreto complementar ao que trata do funcionamento do comércio em todo o estado. Com isso, o governador Gladson Cameli, após conversa com as instituições ligadas à Indústria e Comércio, flexibilizou o funcionamento de estabelecimento e serviços.
Na nova normativa, poderão funcionar também os motéis – que antes estavam fechados-, hotéis e as os trabalhos ligados à construção civil, desde que sejam adotadas posturas internas para evitar a aglomeração de profissionais no mesmo lugar, de forma insalubre. As óticas também poderão abrir as portas.
Ainda segundo o decreto, os bancos e lotéricas deverão permanecer em pleno funcionamento, sendo que cada um poderá adotar as medidas necessárias a evitar aglomerações e deixar tanto funcionários como clientes sem risco de contaminação. O mesmo acontece com os pet shops e as concessionárias de veículos.
Outra medida do governador acreano foi a liberação do funcionamento da Indústria em geral, desde que o atendimento ao público seja apenas por agendamento, e não com as portas totalmente abertas. As agropecuárias e lavanderias também poderão funcionar sem impedimento.
Não se incluem na suspensão prevista no decreto: os estabelecimentos médicos, hospitalares, laboratórios de análises clínicas, farmacêuticos, farmácias de manipulação, psicológicos, clínicas de fisioterapia e vacinação humana, além dos serviços de delivery de alimentação e medicamentos.
As empresas que participem em qualquer fase da cadeia produtiva e de distribuição de produtos de primeira necessidade para população deverão manter suas atividades, tais como distribuidoras, revendedoras ou indústrias de alimentos, medicamentos, produtos de limpeza e higiene, água, gás, postos de combustíveis, padarias, conveniências, supermercados, mercadinhos, minibox e congêneres.